sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lua de mel (parte 2)

Gruta do Lago Azul

Só para esclarecer: meu objetivo não é matar ninguém de inveja, ok?? Hahaha... No máximo, deixa-las com vontade de vir conhecer este paraíso! Sim, porque ninguém merece morrer sem conhecer Bonito!

Na terça feira acordamos cedo: o horário para começar nosso passeio era as 7h30. Então levantamos umas 6h30, nos arrumamos, tomamos café da manha e colocamos o "pé na estrada" (o lugar não é longe, mas precisa ir de carro... Fica há alguns km da cidade... Quem não vem pra cá de carro é possível ir com o carro da agência - custo extra).

Chegando lá, recebemos instruções do nosso guia e o equipamento necessário para descer a gruta...


Este passeio é apenas contemplativo. Por questões de preservação, não é permitido aos visitantes entrar na água ou se quer tocar nas paredes da gruta... Isso porque existem apenas 3 formas de vida (já reconhecidas) que habitam estas águas, e uma delas (um camarão de água doce) que não existe em nenhum outro lugar do Mundo, apenas na Gruta do Lago Azul! Sendo assim, não se sabe o que poderia causar a morte destes bichinhos (oleosidade da pele? filtro solar?...???). E com relação a "tocar" nas paredes da gruta, a proibição parte do princípio de que estalactites e estalagmites estão crescendo lá há bilhões de anos... E o homem poderia quebrar ou interromper o crescimento de algumas delas...

Mas, chega de blábláblá! Vamos as fotos e no final do post mais algumas observações!



Observem as estalactites! 

Estalagmite gigantesca - de bilhões de anos!

Já havíamos descido alguns metros, e então tiramos estas fotos, que são da entrada da gruta.

E agora: primeiras aparições do lago, depois de descer muitos metros dentro da gruta...


A água, extremamente azul, em meio as paredes rochosas da gruta... DESLUMBRANTE!


Acreditem se quiser: este azul aí é a água!



Pausa para recuperar o fôlego!


Eu juro que não é montagem! Hehehe...


Observem que o reflexo das rochas, no fundo do lago (lado esquerdo da foto) formam as letras L A (diz o Murilo que é uma homenagem a mim - Laura - huaahua. Mas o guia disse que é, coincidentemente, o nome do Lago Azul). 



Refazendo o caminho de volta, uma pausa para outra foto:


Curiosidades:

- A parte do lago que vocês viram nas fotos chega até 50 metros de profundidade. No entanto, a água é tão transparente que você pode ver objetos que estão a 11 metros, por exemplo, parece que estão a 20 cm.
- Além desta, existem outras duas galerias nesta gruta. E em uma delas há dois fósseis: um tigre de dente de sabre e uma preguiça de 2 metros de altura. Estes fósseis estão em perfeitas condições no fundo do lago, e vão permanecer por lá até Bonito ter uma estrutura de museu capaz de recebe-los. Isso porque, se tirar agora da água, os fósseis terão que ir para outra cidade ou outro estado (talvez até país) e nunca mais volta!

Este passeio custa R$ 36,00/pessoa, dura aproximadamente 2 horas e é livre para todas as idades!

SUPER RECOMENDO!!

No próximo post, nosso passeio da quarta-feira: bote pelo rio Formoso.

E deixa eu ir, pois vamos passar essa sexta feira (que o mundo não acabou) no Balneário do Sol o/

Um beijo!

2 comentários:

  1. Liiiiiiiiiindo!!!!! Estou babandooooo nas fotos, perfeito!!!! Mas uma pergunta que não quer calar... Porque vocês não pularam nessa água????????? Foi a primeira coisa que pensei ahaha, não pode? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Em primeiro lugar, obrigada pelo comentário...
      Então, infelizmente é sim proibido entrar na água desta gruta. É por questões de preservação, numa tentativa de minimizar o impacto causado pelo homem. No entanto, existem muitos outros rios em que o nado é permitido! Mas a gruta é apenas para a contemplação e mesmo assim: VALE MUITO A PENA!

      Excluir

Obrigada por vir a este cantinho e dedicar seu tempo comentando! É um prazer ler o que você escreve...